Kerry lidera corrida às eleições norte-americanas por sete pontos de diferença, numa altura em que cresce a apreensão nacional sobre a guerra no Iraque.

A última sondagem realizada pela revista «Newsweek» revela que o candidato democrata, John Kerry, ultrapassou o actual presidente, George W. Bush, na corrida para a Casa Branca. Segundo esta sondagem, caso haja apenas dois candidatos, Kerry lidera por sete pontos de diferença (50% para 43%).

Mesmo que Ralph Nader se mantenha como candidato independente, o democrata leva ainda quatro pontos de vantagem em relação a Bush (46% para 42%).

A sondagem realizada pela «Newsweek» demonstra também que 36% dos inquiridos afirmam estar satisfeitos com o rumo do país, enquanto que mais de metade (59%) dizem estar insatisfeitos.

Quanto ao actual presidente, o estudo veio revelar que pelo menos metade das pessoas inquiridas desaprova as políticas seguidas na economia (55%) e no Iraque (51%). A mesma sondagem mostra que o número de apoiantes de Bush, em termos da política adoptada para combater o terrorismo e garantir a segurança nacional, tem vindo a diminuir. No início do ano, a percentagem de aprovação era de cerca de 70% e, actualmente, ronda os 59%.

Andreia Parente