Rins, coração, gânglios linfáticos, ossos e cérebro são alguns dos órgãos que podem ser afectados pelo bacilo de Koch, responsável pela doença. No entanto, apenas a tuberculose pulmonar, que é a mais frequente, é contagiosa. De acordo com Ana Correia, da Sub-região de Saúde do Norte, “as formas de localização extra-pulmonar são mais comuns em crianças e em indivíduos com imunodepressão”.

Normalmente a doença transmite-se pelo ar, por isso, basta que o doente espirre, tussa ou fale alto para libertar várias partículas. Depois, se alguém respirar esse ar, corre o risco de ser contagiado. Mas, segundo Ana Correia, a transmissão da doença também pode ocorrer “por disseminação linfática e sanguínea”.

De acordo com a médica da Sub-região de Saúde do Norte, “as lesões pulmonares iniciais habitualmente curam sem complicações” e o bacilo fica latente em 90 a 95% das pessoas infectadas. Em 5% “a infecção inicial pode progredir para tuberculose pulmonar” ou extra-pulmonar. Segundo Ana Correia, “em cada 100 pessoas infectadas, dez vão desenvolver a doença em algum momento da sua vida”. Mas nos casos de indivíduos imunodeprimidos, nomeadamente no caso de seropositivos, “a probabilidade de desenvolver a doença é de 10% ao fim de um ano”.

Ana Correia explica que a probabilidade de uma pessoa ser infectada pela microbactéria da tuberculose depende da densidade de partículas infecciosas e do tempo de exposição. Quanto às pessoas infectadas, a probabilidade de desenvolver a doença depende da idade, sexo, hábitos tabágicos e existência de outras doenças.

Prevenção e tratamento

De acordo com Ana Correia, “o diagnóstico precoce” e “a instituição rápida de terapêutica com cumprimento completo” são as medidas mais eficazes na luta contra a tuberculose. A prevenção em Portugal passa também pela vacinação dos recém-nascidos pelo BCG, que se tem revelado eficaz na prevenção das formas graves da doença, nomeadamente tuberculose miliar e meníngea.

vacina.jpg

Mas as medidas de prevenção não se ficam por aqui. Segundo Ana Correia, os Centros de Diagnóstico Pneumonológico, responsáveis pelo tratamento da doença, “quando diagnosticam um caso de tuberculose fazem o levantamento dos contactos familiares e convocam-nos para proceder ao rastreio”. Depois, os CDP “fazem o acompanhamento do cumprimento do tratamento, através da Toma Observada Directamente”, em que o doente toma a medicação na presença de um profissional de saúde. Com esta medida os CDP procuram incentivar o doente a cumprir o tratamento até ao fim.

A tuberculose tem cura, mas é preciso fazer um tratamento prolongado com antibióticos específicos. Em média, o tratamento é diário ou trissemanal, dura entre seis e oito meses e é eficaz quando seguido correctamente. No entanto, se o doente interromper a meio corre o risco de ter uma recaída e de contrair tuberculose multiresistente.

Segundo Ana Correia, a tuberculose multiresistente é tratada com antibacilares de segunda linha. Trata-se de um tratamento “mais caro, muito mais longo em que os medicamentos usados têm mais efeitos secundários”.

Andreia Parente