O alargamento já vem a ser preparado há algum tempo, mas só hoje é que República Checa, Eslovénia, Eslováquia, Polónia, Hungria, Malta, Chipre, Estónia, Letónia e Lituânia passam a ser oficialmente membros da União Europeia.

Com mais dez países a Europa passa a ser o maior mercado económico do mundo. De acordo com o Banco Central Europeu os países aderentes têm um peso económico reduzido em comparação com a área do euro. No entanto, com cerca de 75 milhões de habitantes, aumentam em aproximadamente 25% a população da área do euro.

De acordo com a instituição, estes países só vão adoptar a moeda única quando cumprirem determinados requisitos. Primeiro têm de adquirir um elevado grau de estabilidade de preços, assim como uma situação orçamental sólida. Taxas de câmbio estáveis e taxas de juro a reflectir a convergência alcançada, são outros dos critérios a preencher.

Este é o quinto e maior alargamento da história da União Europeia. Apesar das dúvidas de alguns europeus sobre o futuro do bloco, a UE destaca-se cada vez mais pelo seu peso no mercado mundial.

Com este alargamento vão ser feitas alterações na estrutura da UE. A Comissão Europeia vai passar a ter 25 membros. Também o Parlamento Europeu vai sofrer mudanças, uma vez que vai passar de 626 deputados para 732. Mas as alterações não se ficam por aqui. Os Estados-membros mais antigos vão ter menos comissários e os cinco maiores Estados vão perder o segundo comissário.

O maior alargamento da história da União Europeia

Este é o maior e mais ambicioso alargamento da história da UE desde a fundação da Comunidade Económica Europeia, em 1958 com seis países fundadores: Alemanha, França Bélgica, Luxemburgo, Holanda e Itália. O segundo alargamento ocorreu em 1973 com a entrada do Reino Unido, Irlanda e Dinamarca, a que se seguiu a Grécia em 1981 e Portugal e Espanha em1986.
A quarta expansão foi em 1895 com ingresso da Finlândia, Suécia e Áustria, em que a CEE passou a designar-se União Europeia. Com este quinto alargamento a UE passa de 15 para 25 Estados-membros.

No total candidataram-se 13 países para entrarem na União Europeia, três dos quais ficaram de fora por não terem cumprido os critérios de adesão. São eles Bulgária, a Roménia e a Turquia. Está previsto que a Bulgária e a Roménia sejam os próximos países a aderirem já em 2007. Relativamente à Turquia, tem sido uma candidatura muito pouco consensual e que aguarda uma posição oficial de Bruxelas.

Mas este alargamento não fica por aqui, a Croácia e Macedónia já se candidataram oficialmente para ingressarem na União Europeia. No entanto outros países balcânicos poderão candidatar-se se cumprirem os requisitos de adesão.

O processo de integração, a moeda única, o progressivo desenvolvimento de uma Política Externa e de Segurança Comum vai aumentar a influência da UE na esfera mundial.

Com este alargamento foi dado mais um passo na concretização de uma Europa do Atlântico aos Urais que mobilizou os países fundadores da Comunidade Europeia a 9 de Maio de 1950.

Andreia Parente
Carla Sousa

Foto: UE

DOSSIER ALARGAMENTO