De acordo com a BBC, 200 muçulmanos foram mortos por milícias cristãs no estado nigeriano de Plateau. As milícias atacaram com armas de fogo e destruiram quase todas as casas na rua central de Yelwa.

Cerca de 600 polícias já foram destacados para repor a ordem. O governo nigeriano impôs recolher obrigatório depois dos acontecimentos desta semana. Para além de procurar manter as pessoas nas suas casas, o governo deu ordem às forças de segurança para abrir fogo sobre quem fizer desacatos.

A polícia contou 67 corpos porque os populares já tinham começado a queimar os seus mortos, noticia a BBC. Terça-feira, os corpos mutilados ainda faziam parte do cenário na rua principal de Yelwa. Depois destas mortes violentas, os muçulmanos juram vingança.

O confronto entre os criadores de gado cristãos e os agricultores muçulmanos já dura há dois meses. Em Fevereiro, morreram 48 cristãos em Yelwa. Os motivos principais da luta entre os dois grupos são a terra e o gado. Milhares de pessoas já fugiram ao conflito.

Ana Isabel Pereira