Mais Perto das Estrelas. É o nome do ciclo de observação astronómica que acontece mensalmente no Planetário do Porto. A frequência das sessões “depende muito de como está o ceú”, disse Ricardo Reis, coordenador do núcleo de divulgação do programa. A neblusidade, por exemplo, já fez com que uma sessão não se realizasse desde o inicio do ano.

No inicio de cada sessão há o que os organizadfores chamam de “mini-sessão” em que é feita uma apresentação do céu a observar nessa noite. Nesse primeiro momento é feita a introdução às constelações, planetas visiveis e astros que de seguida serão obervados com o telescópio.

Apesar de se esperar que uma iniciativa como esta chamasse mais as escolas e os grupos, Ricardo Reis disse ao JornalismoPortoNet que essa afluência não se verifica muito e explica porquê: “é mais raro termos cá grupos porque 9 horas da noite não é muito convidativo. Os professores nem sempre estão disponiveis para vir com os alunos”.

O público do “Mais Perto das Estrelas” é “literalmente dos 8 aos 80 anos”, disse o coordenador da divulgação do ciclo. Desde miudos acompanhados pelos pais até pessoas reformadas, não há idade que caracterize o público destas sessões.

A próxima oportunidade para estar mais perto das estrelas é dia 13. Durante o ano, esta sessão vai repetir-se mensalmente, desde que as condições atmosféricas o permitam. Advinha-se, no entanto, mais afluência no Verão.

As sessões são organizadas pelo Centro de Astrofisica da Universidade do Porto e acontecem no edificio do Planetário, entre as 21 e as 22 horas.

Ana Isabel Pereira