A empresa Metro News, com sede em Algés, lança hoje «Mundo Universitário», uma publicação gratuita destinada exclusivamente a estudantes do ensino superior. Dois colaboradores trabalham a tempo inteiro numa redacção chefiada por Miguel Pacheco, sob a direcção de Gonçalo Uva, com uma pessoa encarregada pela paginação, outra pela revisão e três ilustradores.

“A ideia é ter conteúdos de tal maneira abrangentes que permitam que qualquer aluno encontre qualquer coisa que o interesse e o convide a ler o jornal”, explica o director. «Mundo Universitário» pretende “tratar de forma transversal todas as universidades”, fomentando actividades dos estabelecimentos de ensino e dos próprios estudantes.

Sendo uma publicação de distribuição gratuita, “a publicidade é a única e exclusiva financiadora do jornal”. «Mundo Universitário» preenche uma “lacuna grande no mercado das publicações existentes porque não havia nenhum meio a comunicar para pessoas entre os 18 e os 26 anos, que acaba por ser interessante para marcas”.

“Todos os estudantes têm o seu espaço”

MundoUniversitario-site.jpg
O primeiro número, com uma tiragem de 35 mil exemplares, traz 36 páginas de textos sobre as aulas, a intervenção na sociedade, música, cinema, emprego e algumas entrevistas a personalidades, como Manuel João Vieira, “que tem uma relação muito próxima dos universitários”, Anabela Mota Ribeiro, da RTP, e humorista Pedro Tochas.

O editorial dá as boas vindas ao novo órgão de comunicação: “os teus interesses, as tuas preocupações, os teus sonhos, os teus medos, reflectidos no teu jornal. Queremos dar-te voz e a oportunidade de intervires na sociedade. Queremos unir os estudantes do país inteiro, criando um espaço comum de interacção. Calões, marrões, baldas, crânios, copofónicos, hackers, cromos: todos os estudantes têm o seu espaço, todos são bem vindos. Viemos para ficar, mas precisamos da tua ajuda! Sugere, participa, comenta e critica por um mundo universitário melhor”.

O tema forte de reportagem é a Queima das Fitas, mas há espaços reservados para os estudantes do programa Erasmus e alunos que se distinguiram nas actividades que desenvolvem. Nesta edição, “há uma entrevista a uma escritora que publicou o seu primeiro livro aos 16 anos, Ana Eduarda Santos, e um fotógrafo que ganhou prémio no ano passado”.

A distribuição do «Mundo Universitário» é assegurada por meios próprios da empresa em 110 faculdades de Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Braga, Faro e Évora. No Porto, é possível encontrar exemplares do «Mundo Universitário» nos estabelecimentos de ensino de Ciências, Economia, Engenharia, Letras, Medicina, Arquitectura, Farmácia, Gestão , Psicologia, Ciências Biomédicas, Tecnologias de Saúde , Música e Artes do Espectáculo, Estudos Industriais, Contabilidade e Administração, Enfermagem, e ainda nas universidades Lusíada, Fernando Pessoa, Moderna e Católica.

Manuel Jorge Bento