Segundo a Ordem dos Enfermeiros, Portugal é um destino muito procurado por enfermeiros de outros países e essa procura tem vindo a aumentar nos últimos anos. Em Dezembro de 2003, o universo nacional contava com 2.298 profissionais estrangeiros, o que corresponde a 5% do número total de enfermeiros no país.

Das várias comunidades presentes em Portugal destaca-se a espanhola, que é a que tem apresentado a evolução mais acentuada nos últimos quatro anos. O número de profissionais espanhóis passou de 350 em 2000 para 1.815 em 2003, constituindo já mais de 80% dos enfermeiros estrangeiros a trabalhar em Portugal.

De acordo com os dados da Ordem dos Enfermeiros, a maioria dos profissionais provenientes de outros países estão abaixo dos 30 anos e parece terem vindo para ficar por um longo período de tempo. Em termos de distribuição geográfica, nota-se a tendência para se fixarem no sul do país (76%), nomeadamente na região de Lisboa e no distrito de Faro. Os profissionais espanhóis são os que menos rumam para norte, preferindo trabalhar nos distritos de Lisboa (1.107), Faro (271) e Aveiro (161).

Trabalhadores nacionais

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, os profissionais desta área de saúde não se distribuem geograficamente de forma equilibrada. Em termos da relação enfermeiros/população, verifica-se que a média nacional é de 4,2 profissionais por cada mil habitantes e que esta é superada por Coimbra (8,5) e pela Região Autónoma da Madeira (6,2). Estas são também as únicas regiões de Portugal que apresentam um ratio superior à concentração média de enfermeiros na União Europeia (5,9).

Enfermeiros.jpg

Do lado oposto encontra-se o distrito de Aveiro, que tem a relação enfermeiros/população mais baixa (2,5), seguido pelos distritos de Braga (2,8), Leiria (2,8) e Santarém (3,0).

A distribuição de profissionais também varia consoante os sistemas de saúde. Em Dezembro de 2003, 29.437 profissionais trabalhavam em hospitais, 6.459 em Centros de Saúde e 7.964 estavam distribuídos pelo exercício liberal, ensino e investigação.

De acordo com a Ordem dos Enfermeiros, a enfermagem continua a ser uma profissão marcadamente feminina, uma vez que, dos profissionais inscritos na Ordem em 2003, 81% são do sexo feminino.

O Ensino de Enfermagem em Portugal

Portugal tem 48 estabelecimentos de ensino de enfermagem, distribuídos por todo o território. No entanto, de acordo com a Ordem dos Enfermeiros, as maiores capacidades de formação e o maior número de escolas situam-se em Lisboa, Coimbra e Porto.

Estes foram também os distritos que abriram mais vagas em 2003 para acesso ao curso de enfermagem. No seu todo, os estabelecimentos de ensino nestes três distritos foram responsáveis por 40% do total das colocações nesta área da saúde.

Andreia Parente

Foto: Ordem dos Enfermeiros