Diz-se que, para os defesas, a "experiência é um posto". Verdade?

Alessandro Nesta e Jaap Stam são dois jogadores de carreira já feita. Já com muitos jogos e competições internacionais nas pernas, são dois dos melhores defesas centrais do Mundo. Jorge Andrade é um jogador da nova vaga. A excelente campanha que o D.Corunha fez este ano, na Liga dos Campeões, motivou o despertar de alguns colossos europeus na contratação do português. Diz-se que o Manchester é o principal candidato.


Alessandro Nesta é para muitos o melhor defesa do Mundo. Sobressaiu na Lazio, e mudou-se para o Milan por uma quantia astronómica. Coincidência ou não, o clube milanês regressou aos títulos na época em que Nesta ingressou no clube. Um verdadeiro senhor, alto, imponente e elegante. Estas são três características que sobressaem à primeira vista. Quem o vê jogar com mais atenção vislumbra muitas outras. Joga muito bem de cabeça e tem uma técnica assinalável para um defesa. Para além disso, faz “tackles” com precisão e segurança e poucas vezes vê cartões. Uma voz de comando que dá segurança a qualquer defesa.


Jaap Stam é diferente. Um estilo mais marcado pela força mas nem por isso menos eficaz. Stam é um defesa de marcação que faz muito bem uso do seu imponente porte atlético. Forte no um para um, não tem problemas em recorrer à falta sempre que necessário. Cabeceia muito bem e marca golos com alguma frequência. Já jogou em clubes como o PSV, Manchester e Lazio. Na próxima época irá fazer dupla com Nesta no Milan. Estilos diferentes mas complementares.


Jorge Andrade é parecido com Nesta. Não tem a mesma imponência do italiano mas sai a jogar com mais facilidade. Talvez por já ter jogado a trinco, tem bons pés e faz lançamentos em profundidade com frequência. Brilhou no F.C.Porto e foi transferido para o Corunha. Na Liga espanhola confirmou o que dele se esperava, um jogador forte na marcação e eficaz nas deixas, um defesa de alto nível. O Euro2004 pode consagra-lo a nível internacional.

André Morais