O Partido do Congresso Indiano elegeu ontem o seu líder parlamentar. Manmohan Singh foi o escolhido, o que acabou por levar também à sua nomeação para o cargo de primeiro-ministro da Índia. A escolha recaiu sobre este antigo governador do Banco da Índia depois de Sonia Gandhi ter renunciado ao cargo de primeira-ministra, para o qual havia sido nomeada após a vitória do seu Partido do Congresso nas últimas legislativas.

Gandhi reiterou a renúncia

Sonia Gandhi manteve-se inabalável na decisão de renunciar à chefia do governo indiano, e não cedeu às pressões dos seus apoiantes, que insistiam para que a líder do Congresso assumisse o cargo. Os membros do Comité Central do Partido do Congresso chegaram a ameaçar com uma demissão em bloco, e alguns simpatizantes ameaçaram suicidar-se caso Sonia Gandhi não assumisse funções. Mas a herdeira da dinastia Nehru-Gandhi não voltou atrás, e aproveitou o facto de ter sido nomeada para a chefia do governo para impor o nome de Singh, um dos seus colaboradores mais próximos.

Novo líder apoiado numa coligação de 20 partidos

De acordo com informação avançada pela Associated Press, Singh deverá tomar posse ainda hoje, assumindo-se como líder de uma coligação de quase duas dezenas de partidos. Esta coligação, que inclui o Partido Comunista indiano, garante a Singh o apoio de cerca de 318 dos 545 deputados da Lock Sabha, a câmara baixa indiana. É provável que o recém nomeado primeiro-ministro revele ainda hoje a composição do novo Executivo.

O convite oficial para Singh chefiar o próximo governo indiano foi feito ontem pelo presidente A.P.J. Abdul Kalam. O novo líder do Partido Nacionalista do Congresso (PNC) deverá agora suceder a Atal Behari Vajpayee, o grande derrotado das eleições da semana passada. Recorde-se que Vajpayee era chefe do anterior governo da Índia e líder da plataforma nacionalista hindu, o grande opositor do PNC.

Singh, um economista de 71 anos, nasceu numa parte do Punjab que agora pertence ao Paquistão. Para além de ter governado o Banco da Índia, Manmohan Singh foi ministro das Finanças do governo de Narasimha Rao (1991-96), e é tido como um dos colaboradores mais próximos de Sonia Gandhi, a líder do Partido do Congresso. Singh é ainda conhecido como o grande impulsionador da liberalização económica dos anos 90 na Índia. Com a nomeação de Singh para o cargo de primeiro-ministro, esta deverá ser a primeira vez que um sikh assume a liderança de um governo indiano.

Foto: Reuters

Ana Correia Costa