O Instituto Português da Juventude convidou e o Orfeão não hesitou em aceitar. A iniciativa proporciona-se como a melhor das oportunidades para “dar a cara por Portugal”. Na praça Parada Leitão, junto ao edifício da Faculdade de Ciências, o Orfeão Universitário do Porto (OUP) vai mostrar algum do trabalho que desenvolve no seio da Universidade do Porto. São 5 actuações em que vão participar 13 grupos diferentes.

O Orfeão Universitário do Porto é o organismo extra-curricular da Universidade do Porto (UP) que vai actuar mais vezes durante o Euro 2004. Mas Pedro Silva, presidente do OUP acredita que é “pelo facto de o OUP ser composto por alunos de todas as faculdades da universidade” que a instituição vai ser melhor representada, a que alia ainda o facto de “não se mostrar apenas uma vertente, mas antes um ‘apanhado geral’ da cultura portuguesa”.

As danças e cantares do norte do país – Douro e Minho – e das ilhas – Açores e Madeira – apresentam-se no dia inaugural do Euro 2004. A partir das 14h30, a cultura etnográfica portuguesa é mostrada na “Praça da Juventude” (Parada Leitão), local que a Câmara Municipal do Porto reservou para os grupos e associações juvenis e onde vão decorrer todas as actuações do OUP. No dia 15 de Junho é a vez do grupo de Pauliteiros de Miranda fazerem uma viagem até ao nordeste transmontano e no dia 1 de Julho, o Coro Popular e os grupos de cantares de Maçadeiras e Alentejanos, apontam outros caminhos da cultura musical portuguesa, juntamente com o grupo de Dança Moderna.
A mostra completa-se com as actuações da Tuna Universitária do Porto e da Tuna Feminina do Orfeão no dia 18 de Junho e dos grupos de Fado Académico e de Lisboa, no dia 26 de Junho, data reservada para os jogos dos quartos de final.

O local das actuações não é estranho para os membros do Orfeão Universitário do Porto, que já actuaram por diversas vezes em várias praças da cidade do Porto. “O Orfeão já é conhecido na cidade do Porto. Interessa-nos, com estas actuações atingir também um público-alvo composto por futuros estudantes da Universidade do Porto ou até por estudantes que não tenham tido ainda contacto com o OUP.” Pedro Silva está expectante no que toca às repercussões da participação da animação da cidade, mas também quanto ao resultado do torneio. Perguntamos como é que o Orfeão vai viver o Euro 2004. A resposta saiu entre risos mas de forma peremptória: “a torcer por Portugal”.

“Para inglês ver”

No Orfeão Universitário do Porto não é novidade falar da “responsabilidade de representar culturas e tradições já centenárias”, mas o presidente da instituição, Pedro Silva, acredita que o Orfeão “tem a confiança suficiente e a vontade para, da melhor maneira, dar a cara por Portugal”. Os membros do OUP estão atentos, de forma especial, à presença de milhares de turistas na cidade do Porto. “Pelo facto de ser um evento internacional, e com grande intervenção da cidade do Porto, esperamos impressionar e agradar com as nossas actuações.” O presidente do Orfeão Universitário do Porto acredita que as actuações no âmbito do campeonato Europeu de Futebol podem vir a proporcionar futuras visitas do OUP e da Universidade a alguns países da Europa. Por isso, vão ser distribuídos panfletos informativos acerca do Orfeão e dos seus grupos, “para que as pessoas tenham uma ideia do que estão a observar”.

O Orfeão esteve em “estágio intensivo” a preparar as actuações para o Euro 2004. O presidente da instituição garante que “boa disposição e a hospitalidade vão estar sempre presentes”. O objectivo é “proporcionar uma melhor estadia a quem visitar o país e representar com orgulho Portugal e a Universidade”, mostrando que caminhos atravessam o mapa da cultura Portuguesa.