O sistema de triagem de doentes, assente em fluxogramas, e um avançado sistema informático permitem, aos profissionais de saúde do Hospital Sto. António, ter uma visão do tipo de patologias que a maioria dos doentes apresentam.

Contudo, não será difícil prever que as patologias mais apresentadas dependem da época do ano. No Verão há mais tendência para “traumatismos e queimaduras, visto que as pessoas estão mais expostas, e no Inverno complicam-se as situações respiratórias, principalmente nos idosos”, como referiu ao JPN Humberto Machado, director do serviço de urgências. No geral, e independentemente de questões sazonais, estão muito presentes as indisposições e os problemas oftalmológicos e de membros.

Os acidentes de viação ocupam também uma grande parte dos casos, como afirmaram Marcial Gandara “isso é todo o ano, em todas as partes do ano” e Humberto Machado “em Portugal, no ano de 2003 morreram mais pessoas na estrada do que em quatro anos de guerra israelo-árabe”.

Segundo a Direcção Geral de Viação (DGV), o número total de vítimas (mortos e feridos) em 2003 foi de 56.003, e em 2004 desceu para 51.461 (1.112 mortos).

Quanto às horas de maior afluência do serviço de urgências, Humberto Machado refere o intervalo entre a hora de saída dos empregos até à meia-noite como a mais relevante, mas acrescenta: “quando existem eventos que
são apelativos, verifica-se que existe uma baixa de afluência, como, por exemplo, jogos de futebol e telenovelas”.

Paula Coutinho