O Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP) está com as suas actividades a meio gás e continua à espera de uma decisão da reitoria que tarda em chegar. A reitoria da Universidade do Porto (UP) retirou o subsídio anual de 400 mil euros ao CDUP há cerca de nove meses. Segundo a reitoria, os estudantes não usufruíam da totalidade dos serviços do CDUP por este estar demasiado virado para o desporto federado. O cancelamento do subsídio não veio em nada melhorar esta situação, uma vez que os estudantes estão sem a totalidade dos serviços do CDUP.

O responsável do CDUP, João Tiago, considera este conflito um “braço de ferro desigual. A reitoria tem todo o poder e parece querer passar uma certidão de óbito ao clube”. O JPN apurou que o CDUP apresentou uma proposta de continuidade à reitoria e que até agora ainda não obteve resposta. Só o órgão máximo da UP tem o poder de convocar uma Assembleia-Geral onde se discuta o futuro do CDUP.

Enquanto a Assembleia-Geral não tem lugar, o clube “sobrevive de cursos desportivos para os estudantes, dos sócios da instituição, e das parcerias com as associações de estudantes das várias faculdades que organizam os seus torneios desportivos em conjunto com o CDUP”, explica João Tiago.

As dificuldades financeiras são de tamanha gravidade que o CDUP teve mesmo de despedir dezassete empregados, estando actualmente apenas a funcionar com três.

“Guerra tribal”

Parte do programa eleitoral da actual direcção da FAP passa pela requalificação do CDUP e do espaço pertencente ao clube universitário. O presidente da FAP, Pedro Esteves, refere que “tem de haver um ponto de equilíbrio na política do CDUP. O desporto federado é importante, mas a prioridade devem ser os estudantes universitários, uma vez que é o seu dinheiro que alimenta o clube”. “Assistimos a uma autêntica guerra tribal entre reitoria e CDUP, que não tem fim visível”, acrescenta.

Sem fim à vista

Não se vislumbra um final para este conflito. Uma situação que afecta a maior academia estudantil do país e que de uma forma ou de outra acaba por usufruir dos serviços desportivos do CDUP. Até à hora da publicação desta notícia foi impossível contactar a reitoria da UP, que detém a palavra final na resolução deste impasse.

Pedro Gonzaga Nolasco