É inaugurada hoje, sábado, no Museu da Fundação Dr. Cupertino de Miranda a exposição de Mário Cesariny resultante da atribuição ao artista do Grande Prémio EDP de 2002. Esta mostra esteve recentemente no Museu da Cidade, em Lisboa.

O objectivo da amostra, que conta com mais de duas centenas de desenhos, pinturas, colagens e objectos da autoria de Cesariny, é ultrapassar a limitação interpretativa reposicionando o artista num lugar central no contexto da história e da crítica da arte portuguesa e internacional.

A inauguração, que acontece hoje às 17 horas, conta com a presença de membros da Fundação EDP, membros da Fundação Cupertino Miranda e do Comissário João Pinharanda. O primeiro dia da exposição será assinalado com apresentação do livro “Drama”, de Mário Cesariny

Mais de duas centenas de trabalhos de Cesariny em exposição

Segundo a conservadora do museu, Rosário Barbosa, são grandes as expectativas para esta exposição. “Penso que a afluência do público irá ser enorme à semelhança do que aconteceu no Museu Cidade de Lisboa. É uma exposição bastante grande, são mais de duas centenas de trabalhos de Cesariny desde a década de ‘40 até agora”, refere ao JPN.

Pintor e poeta, Cesariny nasceu em 1923 e formou-se em Lisboa e Paris, cidade onde se ligou ao movimento surrealista francês. É das personalidades mais polémicas do movimento surrealista em Portugal. A sua obra plástica, que precede os momentos mais intensos da sua escrita, não tem sido entendida de forma consensual, tanto na sua originalidade como inovação.

A iniciativa da Fundação EDP pretende premiar o mérito de artistas plásticos, que tenham contribuído para afirmar as tendências estéticas contemporâneas portuguesas. Na primeira edição, em 2002, foi galardoada a artista Lourdes Castro. A exposição está patente no Museu da Fundação Dr. Cupertino de Miranda até ao dia 30 de Abril.

Pedro Sales Dias