Os nomes de Manuel Maria Carrilho e de Francisco Assis serão colocados hoje em cima da mesa por José Sócrates, secretário-geral do Partido Socialista (PS), e deverão ser aprovados “sem contestação” pelos restantes membros da direcção do PS, revela fonte citada pela Lusa.

A escolha de Assis e Carrilho foi defendida pelo próprio José Sócrates aquando da sua eleição como secretário-geral do PS. Segundo fonte da agência de informação, o anúncio da escolha dos nomes fortes do PS para Lisboa e Porto estava previsto apenas para a primeira quinzena de Abril, mas a direcção do partido optou por antecipá-lo para colocar um ponto final à discussão levantada por esses lugares.

Actualmente Manuel Maria Carrilho é vice-presidente do grupo parlamentar do PS e Francisco Assis lidera a federação distrital do PS/Porto.

Uma escolha polémica

As apostas de Sócrates não foram aceites facilmente pelas concelhias do Partido Socialista de Lisboa e Porto. Miguel Coelho, líder da concelhia do PS Lisboa defendia a candidatura de Ferro Rodrigues na corrida à câmara. Porém, este afastou-se da corrida em nome da “unidade do partido”.

No Porto, o nome mais falado era o de Nuno Cardoso, que recentemente se viu envolvido em investigações judiciais relacionadas com a cedência de terrenos para a construção do novo Estádio do Dragão. O ex-edil é suspeito de ter lesado a autarquia em três milhões de euros.

Hugo Manuel Correia