“Antigamente podíamos dizer que as principais faixas etárias atingidas por Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC) eram as que estavam acima dos 40 anos, mas infelizmente, devido aos maus hábitos de hoje, cada vez há mais jovens a ter acidentes vasculares cerebrais”, afirma a nutricionista, professora da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP e colaboradora no evento, Sílvia Pinhão. A nutricionista acrescenta que a maioria das pessoas que passaram pelo Estádio do Dragão hoje, para o rastreio organizado pela Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA) e pela Faculade de Ciências da Nutrição e Alimentação da UP (FCNAUP), têm excesso de peso. Muitas dessas pessoas chegam mesmo a sofrer de obesidade, diz a nutricionista.

O excesso de peso, o colesterol elevado, os diabetes, a falta de exercício físico e as tensões elevadas são alguns dos principais factores que contribuem para a ocorrência dos AVC. O neurologista do hospital de S. João, Miguel Gago, é um dos médicos que está a fazer o rastreio às tensões. Segundo o colaborador da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação (SPCNA), as principais pessoas atingidas por AVC continuam a ser os idosos. Miguel Gago acrescenta que os que passam pelo Dragão têm “problemas de tensão óbvios”. Há outros que desconheciam que têm tensões arteriais elevadas e que o descobrem graças ao rastreio.

Talvez devido ao dia de sol, a afluência ao Dragão foi mais elevada do que os organizadores estavam à espera. Miguel Gago disse ao JPN que a iniciativa está a “correr lindamente em termos da afluência da população” e que por isso “está a superar as expectativas”. As filas para a realização dos rastreios eram grandes e compostas por pessoas de todas as faixas etárias, embora fossem os idosos que predominavam.

O principal objectivo da iniciativa no dia nacional do AVC passa, como explica Miguel Gago, pela consciencialização da “população acerca dos factores de risco que estão envolvidos na ocorrência dos acidentes vasculares cerebrais”. O médico acrescenta que o rastreio do colesterol, da hipertensão arterial e da obesidade é outro dos objectivos.

Andreia Ferreira