O monarca europeu morreu às 06h35 locais (05h35 em Lisboa), segundo um comunicado do palácio. Depois de ter estado mais de duas semanas nos cuidados intensivos acabou por sucumbir à doença. O príncipe, com 81 anos, encontrava-se internado desde o dia 7 de Março no Centro Cárdio-Torácico do Mónaco devido a uma infecção bronco-pulmonar e a problemas renais.

Nos últimos anos, Rainier teve vários episódios de bronquite e foi submetido a várias cirurgias. O seu estado de saúde agravou-se nas últimas semanas. O seu filho, o príncipe herdeiro Alberto do Mónaco, assumiu os poderes no dia 31 de Março.

Rainier foi casado com Grace Kelly, uma famosa actriz de Hollywood com quem formou um dos casais mais míticos do século XX. O casal esteve junto até à década de 1980, altura em que a actriz morreu num acidente de viação.

Para além de ter conseguido apagar as conotações do Mónaco com o jogo e os casinos, o príncipe Rainier teve o mérito de ter transformado o principado numa região predilecta para inúmeros milionários. Fortaleceu ainda a soberania do Mónaco preocupando-se com o reconhecimento internacional das suas águas e do espaço aéreo.

Príncipe soberano desde 1949, era o monarca há mais tempo no trono em toda a Europa e vai ter como sucessor o seu filho de 47 anos.

O funeral realiza-se dentro de uma semana, segundo fontes do palácio real.

Pedro Sales Dias
Foto: AP