Um dia de desporto no Estádio Universitário do Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP). É a forma encontrada pela Federação Académica do Porto para sensibilizar a reitoria, o CDUP e o poder autárquico. A federação académica afirma em comunicado que quer “lembrar que aquelas instalações não se encontram nas melhores condições e que têm tendência a degradar-se se permanecer o actual conflito, que tem afastado os estudantes [do CDUP].

A mobilização está marcada para as 15 horas de hoje, quinta-feira, e marcar-se-á por uma acção de sensibilização que vai reunir dirigentes associativos de toda a Academia do Porto. “Estamos perante um braço de ferro entre o CDUP e a reitoria da UP. O modelo que o CDUP quer implementar não serve os interesses dos estudantes. Consideramos que tem de haver um ponto de equilíbrio entre o desporto federado e o desporto recreativo universitário”, refere o presidente da FAP, Pedro Esteves, em declarações ao JPN.

O actual diferendo entre estas duas entidades tem obrigado os estudantes a recorrerem a complexos desportivos privados, onde pagam cerca de 40 euros à hora. “Nesta situação os únicos prejudicados são os estudantes”, explica Pedro Esteves.

A manifestação resulta da deliberação tomada na última Assembleia Geral da FAP devido às crescentes dificuldades que o desporto académico do Porto atravessa. “Consideramos que a academia do Porto está a atravessar uma fase em que se verificam graves problemas nas infra-estruturas desportivas de uma forma geral em todas as instituições”, afirma o dirigente.

Apesar de não ter sido dada autorização à FAP para entrar nas instalações do Estádio Universitário, Pedro Esteves diz que a expectativa é grande: “Vamos usar as infra-estruturas desportivas e mostrar que não servem para a prática de desporto universitário. Espero que a reitoria veja realmente o que está a acontecer”.

Pedro Sales Dias