A maior fabricante mundial de “software” de design gráfico, Adobe Systems, divulgou ontem, segunda-feira, em comunicado, ter chegado a acordo com a empresa norte-americana Macromedia para a compra da mesma.

A transacção envolve apenas a troca de acções. Os accionistas da Macromedia vão receber 0,69 acções ordinárias da Adobe por cada acção ordinária da Macromedia.

A Macromedia é detentora de programas como o “Freehand” (design gráfico) e o “Dreamweaver” (construção de páginas para a Internet) e a Adobe dispõe de software usado para os mesmos efeitos, nomeadamente o “Golive” (usado para a construção de páginas para a Internet) e o “Ilustrator”, também usado para design gráfico.

A Adobe passa a ser detentora de um exclusivo da Macromedia, o programa Flash usado para “webdesign” e líder no mercado mundial.

Alguns “designers” mostram-se apreensivos com esta compra, já que significa a unificação de duas das maiores empresas de software para a Internet, o que poderá reduzir a diversidade de produtos no mercado. A Adobe pode optar por deixar de desenvolver “software” que, numa lógica comercial, pode ser entendido como redundante.

Segundo o director executivo da Adobe, Bruce Chizen, no comunicado divulgado à imprensa, esta compra irá possibilitar “a combinação do desenvolvimento de novos produtos e ferramentas e da complementaridade de aplicações como o PDF e o Flash”.

Milene Câmara