A ideia nasceu na cadeira de “Hipermédia e Estruturas Narrativas” do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto: propôr uma leitura interactiva de “Cão como nós”, livro de Manuel Alegre.

Os projectos de três alunas, Ana Marques, Francisca Paupério e Sónia Vieira da Costa, foram escolhidos para serem apresentados hoje, às 18:30, nas instalações do curso. Paulo Frias, docente responsável pelos projectos, escolheu estes três trabalhos “pela sua qualidade e pelo seu carácter inovador”. Em entrevista ao JPN, Paulo Frias refere que “é muito interessante a dinamização deste eventos, que aproveitam trabalhos de alunos que, doutra maneira, ficariam na gaveta”.

A escolha recaiu em “Cão como nós” porque “na altura [o ano lectivo 2003/2004] o livro tinha saído há pouco tempo”. “Foi um conteúdo que achei interessante. É um livro cuja dimensão se adequa a uma proposta de trabalho com o tempo reduzido de concretização que nós tínhamos”, acrescenta.

Vender a ideia

Paulo Frias acredita que a viabilização comercial destes projectos é possível. “Principalmente um deles, cuja abordagem seria de mais fácil implementação. Os outros são mais conceptuais. Mas a editora [do livro] é a D. Quixote e eles têm uma experiência do ponto de vista de interpretações mais interactivas das suas obras e acho que qualquer um deles seria possível eles, pelo menos, anexarem à página da editora”, disse.

Manuel Alegre indisponível

Manuel Alegre e outros representantes da editora foram convidados a participar no evento. O deputado socialista e escritor não se mostrou disponível para comparecer na apresentação de hoje e a editora, até esta altura, ainda não tinha dado resposta definitiva sobre a sua presença.

Miguel Conde Coutinho