A Faculdade de Ciências vai buscar as suas raízes há cerca de dois séculos atrás, mais precisamente ao ano de 1762 com a criação da “Aula Náutica”, estabelecida por D. José I e a “Aula de Desenho”, criada por D. Maria I em 1779, ambas foram o resultado de diversas solicitações dos comerciantes portuenses.

No local onde hoje se encontra o edifício principal da Faculdade (nos “Leões”), existiu a ermida de Nossa Senhora da Graça, que viria a dar origem à igreja da mesma invocação, anexa ao Colégio dos Meninos Órfãos, fundado pelo Padre Baltasar Guedes, em 1651.

Da autoria de Carlos Amarante, uma das figuras marcantes da arquitectura portuguesa do século XIX, o edifício viria a acolher a Real Academia da Marinha e Comércio, a Academia Politécnica e, desde 1911, a Faculdade de Ciências. Nas suas instalações encontram-se, actualmente, os Museus de Zoologia, de Mineralogia e de Antropologia.

Herdeira da Academia Real da Marinha e Comércio do Porto, criada em 1803 pelo Príncipe-Regente D. João (futuro D. João VI), a faculdade surgiu em resultado da reforma de Passos Manuel, ministro do Reino no Governo saído da revolução Setembrista. No âmbito desta reforma, o nome da Academia Real é alterado para Academia Politécnica em 1837. Apesar de ter passado por grandes dificuldades financeiras, a Academia Politécnica do Porto conheceu uma época de apogeu científico, com cientistas de renome como Gomes Teixeira e Ferreira da Silva.

A 22 de Março de 1911, nasce oficialmente a Faculdade de Ciências, juntamente com a fundação da Universidade do Porto. Foi designada pelo Governo da República como Faculdade de Ciências Matemáticas, Ciências Físico-Químicas e Ciências Histórico-Naturais.

Desde então a faculdade tornou-se responsável pela formação dos licenciados dessas áreas, mas também dos alunos de Medicina, de Engenharia e de Economia, até meados da década de 70, e de Farmácia, até aos anos 80, que partilhavam os recursos humanos e técnicos da escola, embora sob a orientação das suas respectivas faculdades.

Actualmente, tem a seu cargo 19 licenciaturas, sete pós-graduações e 24 mestrados e conta com 3.589 alunos e 275 professores.

Milene Câmara