“A culpa não é dos professores de matemática – é a desmotivação geral dos alunos que leva aos maus resultados que todos conhecemos”, afirma a professora de matemática. Soledade Silva acrescenta que “o facto da maior parte dos alunos estarem desmotivados leva a que não façam os exercícios e a que não estejam dispostos a aprender matemática”.

Questionada sobre o facto dos níveis de literacia dos alunos portugueses atingirem sobretudo a matemática, a professora defende que o problema da desmotivação não se estende apenas à matemática. Soledade Silva defende que o problema se sente mais na matemática, porque a disciplina “envolve muito mais raciocínio do que as outras”.

O estudo internacional “Pisa 2003”, encomendado pela OCDE, foi divulgado hoje e dá conta que cerca de um terço dos estudantes portugueses com 15 anos têm níveis de literacia muito baixos. Uma das causas apontadas prende-se com os professores. O estudo revela que “os professores portugueses têm baixas expectativas em relação aos alunos, são absentistas e resistentes à mudança. Tudo isto tem um impacto negativo real nas aprendizagens”.

Andreia Ferreira