Circulavam na Internet ontem, segunda-feira, três dias antes da sua apresentação oficial na MTV, detalhes da nova consola de vídeojogos da Microsoft, conhecida pelos cibernautas como “Xbox 360”. A empresa não confirma nenhuma das informações que circulam na Net: “tudo o que podem ler neste momento é pura invenção e especulação”.

Os rumores dizem que a consola é maioritariamente branca e desenhada para poder permanecer em pé apoiada apenas numa das suas extremidades. A nova Xbox vem com um comando sem fio e também com um controlo remoto que suporta funções multimédia como áudio e “video playback”, de acordo com vários fóruns online sobre tecnologias de consumo. O site “Engadget” contém ainda algumas fotos que mostram outros periféricos, como uma “webcam” e uma espécie de capacete de realidade virtual.

“Sites” como “TeamXbox”, “Gaming Horizon” e o “Engadget” começaram a publicar listas com especificidades técnicas detalhadas da nova consola. Entre os detalhes encontram-se um disco rígido removível de 20 “gigabytes”, suporte para redes sem fios, três processadores centrais de 3.2 “gigahertz”, som “surround” e suporte para vídeo de alta definição. Os “sites” anunciam também duas modalidades de serviço de jogos “online” da Xbox Live, uma grátis e outra que exige uma subscrição, mas que oferece diversas opções extra.

Diversos detalhes referente à Xbox 360 permanecem ainda à espera de serem revelados, incluíndo a sua data de lançamento, quanto irá custar, que jogos estarão disponíveis na altura do seu lançamento e se será compatível com os jogos da Xbox original. Não é ainda certo se estas e outras questões serão respondidas na emissão de apresentação da consola na MTV, quinta-feira, nem tão pouco na conferência que a Microsoft dará na próxima semana, na feira anual da indústria dos vÍdeojogos, em Los Angeles.

O lançamento da Xbox 360 num popular canal televisivo vem no seguimento da estratégia da Microsoft para despertar a curiosidade do público e, ao mesmo tempo, quebrar os velhos moldes de lançamento de novo “hardware” numa indústria que tem por hábito fazê-lo em eventos fechados ao público.

No entanto, a indústria dos vídeojogos e das consolas é ainda dominada pela Sony, em boa parte graças à sua última máquina, a Playstation 2, a consola mais vendida de sempre. Com a nova Xbox 360 a Microsoft pretende pôr fim a esse reinado. Por outro lado, é esperado que a Sony revele também alguns pormenores sobre a futura Playstation 3, na próxima feira anual da indústria de vídeojogos, apesar de o seu lançamento só estar previsto para 2006.

Daniel Brandão