A notícia foi avançada hoje pela Lusa. Uma fonte ligada ao processo disse à agência que a partir de 1 de Julho as tarifas das chamadas da rede fixa vão descer 9,8%.

Uma outra alteração prende-se com o desaparecimento do tarifário regional. A partir de Julho, passam a existir apenas duas zonas tarifárias: local (até 50 quilómetros) e nacional (mais de 50 quilómetros). Assim, o raio das chamadas locais passa de 10 quilómetros para cinco vezes mais.

Na prática, esta redução significa uma descida de menos de um cêntimo nas chamadas locais e nacionais. Uma chamada dentro de uma localidade custa agora 3 cêntimos, a partir do primeiro minuto. A partir de Julho vai passar a custar ao consumidor 0,02706 euros. Quanto às chamadas nacionais, a redução é um pouco mais elevada. Se agora uma chamada para um raio de mais de 50 quilómetros custa 5 cêntimos, a partir de Julho custará 0,0451 euros. No primeiro minuto, a redução é mais substancial. Dos 7 cêntimos actuais, o consumidor passará a pagar 0,06314 euros. A estes preços acresce o IVA à taxa em vigor de 19% para o Continente e 13% para as ilhas.

O novo tarifário da Portugal Telecom já foi enviado à Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM). Segundo a Lusa, o regulador do sector terá já pedido opinião sobre a matéria às associações do sector.

Andreia Ferreira