O Prémio Camões, mais alto galardão literário da língua portuguesa, é atribuido amanhã na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Brasil.

Instituído em 1988 pelos governos português e brasileiro, o prémio visa distinguir um escritor cuja obra literária tenha contribuido para o desenvolvimento dos patrimónios cultural e literário da língua portuguesa. O Prémio Camões tem o valor pecuniário de cem mil euros.

A organização da atribuição do prémio está a cargo do Ministério da Cultura português, através do seu Gabinete das Relações Culturais Internacionais. O júri reúne-se alternadamente em Portugal e no Brasil e integra especialistas de ambos os países, assim como dos países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP).

Vasco Graça Moura, Agustina Bessa-Luís, Ivan Junqueira (Brasil), Germano Almeida (Cabo Verde) e outros escritores compõem o júri desta 17ª edição do galardão.

O primeiro galardoado com a distinção foi o escritor português Miguel Torga, em 1989. A primeira mulher galardoada foi a brasileira Rachel de Queiroz, em 1993, seguida pelo seu compatriota Jorge Amado. Em 1995, três anos antes de lhe ser atribuido o Prémio Nobel da Literatura, José Saramago é distinguido com este galardão. No ano passado, o prémio foi atribuído à escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís.

Agostinha Garcês de Almeida