Se a situação de seca em Portugal já era grave em Abril, ficou pior na primeira quinzena de Maio. Os índices de precipitação na última quinzena de Abril foram mais baixos do que a média dos últimos sessenta anos. Nas primeiras semanas deste mês, os números agravaram-se. Segundo dados do Instituto da Água revelados hoje, choveu apenas 13% da média dos últimos sessenta anos.

A região do Algarve é a que tem registado índices de precipitação mais baixos, tanto na última quinzena de Abril, como na primeira quinzena de Maio. Esta é, de resto, a região onde tem chovido menos desde Outubro, onde se registam apenas 36,5% dos níveis de precipitação médios dos últimos 60 anos.

O boletim quinzenal do Instituto da Água registou apenas uma precipitação de 4,6 milímetros até 11 de Maio, contra os 28,3 milímetros dos últimos 15 dias de Abril. Estes valores estão bem abaixo da média de 74,7 milímetros das últimas seis décadas.

Andreia Ferreira
Foto: stock.xchng