“Só mais um…ponto”. Este é o pensamento de todos os benfiquistas após a vitória de ontem, sábado, frente ao eterno rival, Sporting. Os “leões” precisavam apenas do empate para partirem para a última jornada do campeonato em vantagem perante o adversário da Segunda Circular. No entanto, necessitando da vitória, o Benfica conseguiu com paciência e alguma sorte à mistura alcançar o triunfo que os coloca em posição privilegiada para alcançar o troféu que foge há onze anos das galerias da Luz.

Na primeira parte do desafio, poucas foram as oportunidades criadas por ambas as equipas, tendo o Sporting sabido controlar a posse de bola, fazê-la circular entre os seus jogadores, conseguindo assim enervar os jogadores encarnados. As oportunidades de golo surgiram quase exclusivamente a partir de remates de longe de ambos os lados, mas sem consequências práticas.

Já na segunda metade da partida, o Benfica entrou melhor surgindo Simão Sabrosa na cara de Ricardo, mas não conseguindo bater o guarda-redes leonino que correspondeu com uma boa defesa, situação que se viria a repetir pouco depois. Do outro lado, Quim era também obrigado a aplicar-se perante remates de Rochemback e Hugo Viana, correspondendo com êxito. Apesar de o Benfica precisar de marcar para não dizer mais uma vez adeus ao título, Giovanni Trapattoni recusava-se a introduzir mudanças na equipa, isto depois de José Peseiro ter feito entrar opções de ataque como Tello, Hugo Viana e Pinilla.

No entanto, a seis minutos do final da partida e já com Mantorras em campo, é um defesa a fazer aquilo por que todos os benfiquistas ansiavam há 84 minutos. Petit marca um livre, Ricardo não segura a bola e Luisão aproveita para marcar de cabeça o 1-0, originando uma explosão de alegria por todo o Estádio da Luz. Após uma exibição conseguida não se sabe o que terá passado pela cabeça de Ricardo para não ter socado uma bola que até vinha na sua direcção. O que se sabe é aquilo que não lhe passou pelas mãos: a bola. Porque essa passou, sim, pela cabeça de Luisão que não recusou a oportunidade de a introduzir no fundo das redes da baliza do Sporting.

Até ao final do jogo destaque apenas para a expulsão de Beto, supostamente por palavras dirigidas ao árbitro do encontro, Paulo Paraty. O Sporting fica assim definitivamente arredado do título, já que mesmo que acabe o campeonato com os mesmos pontos que o Benfica, terá sempre desvantagem nos confrontos directos com os “encarnados”.

FC Porto adia atribuição do título

O FC Porto venceu ontem, sábado, o Rio Ave por 2-0, em Vila do Conde, mantendo assim a esperança de conquistar o campeonato nacional. Os golos de Benny McCarthy e de Leandro adiam, desta forma a atribuição do título, uma vez que os “azuis e brancos” se encontram neste momento a três pontos do líder Benfica. No entanto, ao contrário do Sporting, a equipa de José Couceiro possui vantagem nos confrontos directos com as “águias” (1-1 no Estádio do Dragão e 1-0 na Luz). Assim, caso o Benfica perca na última jornada perante o Boavista e o FC Porto leve de vencida a Académica serão os “dragões” a levantar o troféu.

Daniel Brandão
Fonte: SL Benfica