Para esta tarde estava prometida festa na cidade do Porto e assim foi até chegarem as cerejas. A confusão instalou-se mal a típica cereja de Resende começou a ser distribuída às dezenas de pessoas que se juntavam na Praça D. João I. A distribuição gratuita de cerca de duas toneladas de cerejas pela cidade foi uma iniciativa inserida na promoção do IV Festival da Cereja de Resende.

A acompanhar a distribuição do ex-líbris de Resende, estiveram três ranchos folclóricos da região. “Nós trazemos a música tradicional para dar vida a esta festa da cereja. Os ranchos folclóricos representam o passado tradicional de Resende e traduzem os usos mais tradicionais das suas gentes”, explica António Resende, presidente do Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere.

A cereja é o produto típico de Resende, o centro da produção de cerejas nacional e também uma das atracções turísticas da região.

Enquanto soavam os últimos cantares dos três ranchos folclóricos convidados para animar o cortejo pela cidade do Porto, as tão prometidas cerejas chegaram. As portas do camião abrem-se e a multidão precipita-se para o tão desejado fruto. Seguiu-se uma confusão generalizada, numa corrida às embalagens de cerejas. Pelo meio, muitos sorrisos de quem alcançara o fruto prometido e reclamações daqueles que iam ficando para trás.

“Eles vêm para aqui vender cerejas podres. O presidente da Câmara [de Resende] anda aí a atirar cerejas para o ar. Ele devia ter requisitado dois agentes da autoridade, faziam uma fila e davam uma embalagem a cada pessoa”, comenta-se entre a multidão.

Ânimos exaltados

A procura do fruto excedeu as expectativas da organização. “Nós pegamos nos tabuleiros para oferecer cereja às pessoas e elas vêm todas contra nós, não conseguimos dar nada a ninguém”, confessa Sónia Loureira, distribuidora de cerejas. “Nunca pensei que isto podia acontecer”, diz.

Os ânimos só voltaram a serenar quando o camião arrancou rumo à Praça da Ribeira, com paragem na Rua Mouzinho da Silveira.

O IV Festival da Cereja promete levar milhares de pessoas este fim-de-semana a Resende, numa feira que para além de promover o fruto contará com muita animação.

Texto e fotos: Mariana Teixeira Santos