José Sócrates reúne na próxima terça-feira, dia 31, com o Conselho Permanente de Concertação Social. O primeiro-ministro irá explicar as medidas de austeridade anunciadas na passada quarta-feira na Assembleia da Republica.

De acordo com uma fonte oficial não identificada pela Lusa, o primeiro-ministro pediu “a reunião com carácter de urgência para analisar o quadro de medidas que anunciou no Parlamento e a resposta dos parceiros sociais foi positiva e imediata”.

Na reunião, marcada para as 15h00, na sede do Conselho Permanente da Concertação Social, para além de José Sócrates, estarão presentes o ministro de Estado e das Finanças, Luís Campos e Cunha, e o ministro do Trabalho e Solidariedade, Vieira da Silva.

Conjunto de medidas emblemáticas para combater o défice

Durante o debate mensal na Assembleia da República, o primeiro-ministro anunciou um conjunto de medidas para combater o défice que, segundo a previsão feita pela comissão liderada por Vítor Constâncio, poderá atingir os 6,83% este ano.

No restante leque de medidas emblemáticas que marcam o programa do Governo para reduzir o défice, Sócrates anunciou o aumento da taxa máxima do IVA de 19 para 21%, a subida dos impostos sobre combustíveis e sobre o tabaco, o aumento progressivo da idade da reforma para os 65 anos e a suspensão das progressões automáticas na função pública e ainda o reforço do combate à evasão fiscal.

Pedro Sales Dias
Foto: Lusa