O presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo acredita que com as imagens chocantes nos maços de tabaco vão “contribuir definitivamente para a diminuição do consumo do tabaco”. “As imagens que vão ser inseridas nos maços de tabaco, que eu chamos de imagens reais, têm um papel pedagógico e de informação”, afirma Manuel Pais Clemente ao JPN.

A reacção vem na sequência da notícia divulgada hoje. Os Estados Membros da União Europeia podem começar a colocar nos maços de cigarros fotografias que mostram dentes podres, pulmões negros e pele enrugada. A medida tem como objectivo diminuir o consumo do tabaco. Além das imagens chocantes, três anúncios anti-tabaco vão começar a passar nas televisões europeias a partir da próxima semana.

Tabaco mais caro tem efeito dissuasor

Pais Clemente pensa que esta é mais uma medida que vai ajudar a diminuir o número de fumadores, a juntar-se a outras. O otorrinolaringologista fala também da subida de preço dos maços de tabaco, anunciada quarta-feira pelo primeiro-ministro José Sócrates. O presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo defende que o acréscimo do valor comercial do tabaco vai “ter um efeito dissuasor em relação ao fumador”.

A subida de preço do imposto sobre o tabaco é uma das medidas implementadas pelo governo, como forma de ajudar a baixar o défice no sector da saúde. De 2006 a 2009, os preços vão subir 15%. Em 2009, um maço de cigarros vai passar a custar mais de quatro euros, de acordo com as previsões de aumento.

Pais Clemente considera a medida “bem-vinda” e de “interesse público”. Por outro lado, o aumento do preço do imposto vai permitir “aumentar a receita fiscal” e consequentemente “contribuir para uma melhoria do equilíbrio orçamental”.

Andreia Ferreira
Foto: Solidariedade