O tabagismo é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Apesar disso, Manuel Pais Clemente diz que o número de fumadores em Portugal tem descido.

O presidente do Conselho de Prevenção do Tabagismo diz estar convencido que “o número de fumadores em Portugal vai descer gradualmente”. Manuel Pais Clemente diz até que esta descida já tem vindo a acontecer. “Ao nível da Europa, Portugal tem os melhores resultados. Quer Espanha, que Itália, quer a Grécia têm um número mais elevado de fumadores. Só somos ultrapassados pelos países nórdicos”, diz o otorrinolaringologista.

Na Europa, o tabaco é responsável por um milhão e 200 mil mortes anuais. Prevê-se que em 2020 ascenda a dois milhões. Relacionado com o consumo do tabaco está o cancro, uma das principais doenças responsáveis pela morte nos países desenvolvidos. 25 a 30% dos cancros relaciona-se com o tabaco. O seu consumo contribui para doenças respiratórias, que podem originar a morte. Todos anos nascem bebés com peso mais baixo do que o normal, filhos de mães fumadoras.

Segundo o Conselho, em 2002 o consumo de tabaco em Portugal baixou pela primeira vez, embora o número de mulheres fumadoras tenha aumentado. Esta descida inverteu uma tendência que se verificava desde 1970.

Os jovens são a faixa etária que mais preocupa o Conselho de Prevenção do Tabagismo. Manuel Pais Clemente diz que 85% dos jovens entre os 11 e os 18 anos fumam. “É por isso que a nossa acção se centra nas escolas, para que os jovens não consigam penetrar nesta dependência, que muitas vezes é de ordem social”, afirma.

Andreia Ferreira