Foi ontem, quinta-feira, assinado o protocolo de colaboração entre a Universidade do Porto (UP) e a Sun Microsystems. O acordo tem como objectivo a implementação do primeiro projecto em Portugal, ao nível das universidades, de computação em grelha (ou “grid computing”), um meio de computação de elevado desempenho que “é entendido como a próxima geração da ‘Web’ para a comunidade cientifica”, refere o comunicado da UP.

A implementação deste projecto, a cargo do Instituto de Recursos e Iniciativas Comuns da UP (IRICUP), requereu a aquisição de equipamento próprio, nomeadamente de três “clusters” da empresa Sun Microsystems.

“Existem noutras zonas de Portugal alguns pequenos sistemas, mas não para toda uma universidade como é agora o caso da UP. Este projecto resultou de um objectivo da universidade que era criar condições para fazer uma maior partilha dos recursos existentes na UP”, afirma Lígia Ribeiro, vice-presidente do IRICUP e directora do departamento para a Universidade Digital.

Crucial na resolução de problemas científicos

O “grid computing” tem vantagens sobre os outros meios de computação. “Há problemas científicos cada vez mais complexos que é necessário resolver e que uma arquitectura única não tem condições para, isoladamente, ser capaz de responder tanto às necessidades de cálculo como de tratamento de informação que neste momento são precisas para alguns projectos”, refere Lígia Ribeiro, dando o exemplo do CERN, que utiliza o mesmo sistema e é considerado o maior laboratório de física do mundo, com o “Large Hadron Collider”.

O sistema de computação em grelha da UP vai permitir a partilha optimizada de recursos por vários utilizadores e a utilização em simultâneo de múltiplos sistemas informáticos diferenciados. O novo recurso de rede computacional, “propício para a resolução de problemas complexos em ciência e engenharia”, vem satisfazer um “conjunto de necessidades já identificadas em diversas unidades de investigação da instituição”, menciona o documento da UP.

Sun Microsystems ofereceu condições vantajosas

A vice-presidente do IRICUP explicou que a Sun Microsystems foi a empresa escolhida pela UP pela grande experiência internacional na área do “grid computing” e pelas condições vantajosas que ofereceu à UP.

O protocolo estende-se à colaboração para a investigação em computação em grelha, com base no contributo científico da UP e no contributo tecnológico da empresa internacional.

“Este protocolo tem interesse no sentido da UP vir a poder colaborar com alguns clientes académicos da Sun Microsystems, através de vários canais e grupos de interesse que a empresa já dispõe nesta área”, explica Lígia Ribeiro. A multinacional considera o sistema de computação da UP “um projecto de futuro”, remata a responsável do IRICUP.

Pedro Sales Dias
Foto: Stock.xchng