José Manuel Mendonça é o novo presidente do INESC Porto. O instituto, que comemora 20 anos, era liderado por Pedro Guedes de Oliveira. José Manuel Mendonça toma posse amanhã, sexta-feira, na reitoria da Universidade do Porto (UP).

Entre os objectivos de José Manuel Mendonça estão o “o reforço da vertente de internacionalização do INESC Porto e o incremento da ligação entre a investigação, os produtores de tecnologia e as empresas utilizadoras”, refere o instituto da UP em comunicado de imprensa.

“A aposta na transferência de tecnologia através de ‘spin-offs’ manter-se-á, incentivando o empreendorismo de base tecnológica como contribuição para a transformação do tecido económico português”, refere a mesma nota.

No horizonte da instituição estão também o “reforço das parcerias, de âmbito nacional e internacional, e a aposta em novas áreas do saber e na sua aplicação tecnológica”.

José Manuel Mendonça trabalhou na indústria, foi investigador em Portugal e no estrangeiro e administrador executivo da Agência de Inovação entre 1996 e 2000. Até finais de 2004, desempenhou funções de administrador executivo da Fundação Ilídio Pinho.

Pedro Rios
Foto: INESC Porto