Pedro Guedes Oliveira passou o testemunho a José Manuel Mendonça na presidência do INESC Porto. A cerimónia de tomada de posse decorreu sexta-feira à tarde, na reitoria da Universidade do Porto (UP), na presença do reitor Novais Barbosa.

Mendonça foi administrador executivo da Agência de Inovação e da Fundação Ilídio Pinho.

“Em termos de estratégia, vai-se manter uma política de continuidade” em relação à anterior direcção, explica ao JPN o novo presidente do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.

Contudo, Mendonça assume novos desafios: “a relação com as empresas e sociedade deve ser reforçada”, tal como o diálogo com instituições internacionais.

“O INESC é um instrumento poderoso da universidade para se relacionar com a sociedade, num modelo que foi criado há 25 anos”, afirma.

Para aumentar a intervenção do instituto na sociedade, Mendonça quer reforçar o lançamento de empresas de base tecnológica. “Não é ‘wishful thinking'”, disse, argumentando que o INESC Porto já têm experiência nesse domínio. “As circunstâncias do país e da universidade exigem que sejamos melhores”, concluiu.

Texto e fotos: Pedro Rios