Chama-se Professores Inovadores, é um projecto da Microsof Portugal e pretende tornar-se uma ferramenta de trabalho para mais professores do ensino básico ao secundário. A filosofia é simples e habitual na Internet: os membros podem aceder à informação e colocar novos documentos em rede.

Foi lançado em 31 de Maio e tem hoje 1.070 participantes e 20 comunidades activas, números que para a empresa são “muito positivos”. “Surpreendeu-nos bastante. Nos primeiros 15 dias estavam 500 inscritos”, explica a responsável pela área da educação da Microsoft Portugal, Adelaide Franco.

O portal tem uma área livre com conteúdos de apoio às aulas, mas o maior potencial desta ferramenta está na área privada, em que é possível participar em comunidades sobre temas como ensino da história, delinquência infantil, história do teatro, tecnologias da informação e comunicação e outros temas que vão além dos currículos escolares.

Os ”fóruns são a ferramenta mais vulgar, mas também há ‘surveys’ [inquéritos] e é possível editar o trabalho dos outros”, diz Adelaide Franco. A partilha de recursos (texto, ficheiros multimédia, apresentações) assenta na tecnologia SharePoint, que permite o trabalho colaborativo, numa lógica comparável àquela em que se baseia a célebre Wikipedia.

A formação contínua dos professores é também uma dos eixos do portal, com vários documentos para desenvolver competências de aprendizagem dos professores.

Portugal pioneiro

O Professores Inovadores foi o primeiro portal estritamente nacional lançado pela Microsoft, depois do projecto global Innovative Teachers ter sido lançado este ano. Depois da abertura do produto português, foram lançados portais do género em países como a Noruega, Brasil e Japão. Graças à tecnologia SharePoint, “no futuro devem poder ligar-se” todos os portais nacionais em rede, ampliando as potencialidades e criando uma rede global feita por subredes de “professores inovadores”, explica Adelaide Franco.

“A Microsoft tem desde sempre uma atenção particular atenção à educação e nos últimos tempos tem sido cada vez maior”, diz. A multinacional investiu cerca de 43 milhões de euros em produtos para a educação.

O Professores Inovadores insere-se no projecto “Parceiros para a Educação”, que se concretizou num protocolo assinado entre a Microsoft e o Ministério da Educação no ano passado.

Pedro Rios
Foto: Dulce Daniel