“Três autores em busca de actores” dá o mote para a edição deste ano do Jazz no Parque, ciclo dedicado ao género que a Fundação de Serralves, no Porto, vem organizando há mais de uma década.

Este ano, o desafio está na proposta apresentada: os três grupos convidados – Zé Eduardo Unit (abriram o ciclo no sábado passado), quinteto de Aki Takase e The Julius Hemphill Sextet recriam temas de outros músicos (Zeca Afonso, Fats Waller e Julius Hemphill respectivamente).

Música de Fats Waller no segundo sábado de jazz

Aki Takase e os seus músicos sobem, pelas 18h00, ao palco instalado no “court” de ténis de Serralves.

A pianista japonesa traz consigo Eugene Chadbourne (voz e banjo), Nils Wogram (trombone), Paul Lovens (bateria), Rudi Mahall (clarinete e contrabaixo) para interpretar a música do pianista Fats Waller (1904-1943), nome grande do jazz clássico que se entregou ao estilo do “piano stride” da escola nova-iorquina de Harlem. O pianista deixou originais que hoje são reconhecidos como referências da música popular americana, como “Honeysuckle Rose”, “Ain’t Misbehavin’” e “Squeeze Me”.

Identificar Waller nos sons produzidos pelo quinteto de Takase nem sempre é tarefa fácil: fortemente influenciada pelo free jazz e pelo jazz contemporâneo, a pianista opta pela interpretação livre, completamente entregue às divagações que a criatividade permite.

Ana Correia Costa
Foto: Klaus Muempfer