Fernando Teixeira dos Santos tomou hoje posse como novo ministro de Estado e das Finanças, numa cerimónia que decorreu no Palácio de Belém, ao início da tarde. O empossado afastou um novo agravamento dos impostos, sublinhando que a acção prioritária do Governo será na redução da despesa do Estado.

No final da tomada de posse, declarou aos jornalistas que “o Governo já assumiu uma orientação muito clara”, voltada para uma “política de rigor” orçamental. Teixeira dos Santos afirmou que essa política é para continuar e até “aprofundar”. “Portugal irá honrar os seus compromissos que assumiu no âmbito da Comissão Europeia e que ontem teve boas notícias”, afirmou.

“Quero que os portugueses confiem no rumo que se quer prosseguir”, acrescentou.

Sobre projectos como o TGV e a Ota, que terão originado a ruptura de Campos e Cunha com o resto do Governo, o novo titular da pasta das Finanças considera que são “investimentos úteis” que “terão que ser executados”. “Há já estudo e avaliação, há que avançar com a concretização”, disse.

Contudo, Teixeira dos Santos sugeriu que o traçado do TGV e o seu modelo de financiamento, bem como os aspectos relativos ao aeroporto da Ota, terão que ser avaliados e, posteriormente, executados com rigor.

À cerimónia compareceram a grande maioria dos ministros do Governo, como os ministros de Estado e Administração Interna, António Costa, e da Presidência, Pedro Silva Pereira, bem como o primeiro-ministro, José Sócrates, e o Presidente da República, Jorge Sampaio.

Pedro Rios
Foto: OECD