“Sonho de uma noite de S. João” é o primeiro filme de animação co-produzido por Portugal e Espanha. É também a primeira superprodução portuguesa na área do cinema de animação de massas. O projecto é ambicioso e ronda os seis milhões de euros. A produtora portuguesa é a Appia Filmes, de Espinho.

O filme conta a lenda da noite do santo mais popular do Porto e cruza “Sonho de uma noite de Verão” de Shakespeare com “O Feiticeiro de Oz” – o real mistura-se com a fantasia. Pedro Abrunhosa, Pedro Granger, Lúcia Moniz e Rita Blanco são algumas das vozes portuguesas do elenco.

Uma vez por ano, durante a noite de S. João, os humanos podem entrar no mundo mágico dos duendes e fadas, lugar onde reina a harmonia e onde os sonhos se tornam realidade.

Helena, uma jovem inteligente, mas pouco sonhadora, não acredita em lendas. No entanto, ela está disposta a fazer de tudo para lhe devolver a ilusão ao seu pai, o duque Teseu, que está muito doente. Para isso, Helena parte numa odisseia em busca de Titania, a rainha das fadas. No caminho encontra dois personagens que a vão ajudar a enfrentar reis maus e bruxas cruéis até encontrar a cura para o seu pai.

David Pinto
Foto: DR