O Newcastle United quer contratar o português Luís Boa Morte, ainda que o Fulham tenha rejeitado a mais recente proposta feita pelo clube do Norte de Inglaterra. Até aqui nada de novo, uma vez que o extremo do Fulham tem sido um alvo recorrente dos “magpies”. Novidade é que Freddy Shepherd, presidente do emblema de St. James Park, confirmou ao “site” do clube que o jogador de 26 anos é uma prioridade de Graeme Souness para a nova época.

Pretendido também pelo Middlesbrough, Boa Morte pode deixar Craven Cottage após quase 200 jogos ao servido dos londrinos. Produto das escolas do Sporting, o internacional português (vestiu 15 vezes a camisola da selecção principal) nunca jogou no plantel sénior leonino, tendo rodado no Lourinhanense. Ingressou bem jovem no futebol inglês, chegando a fazer parte do plantel do Arsenal que foi campeão em 1997.

Pelo meio passou pelo Southampton e chegou a Craven Cottage em 2000, cedo se tornando indispensável. Marcou o golo mais rápido da história do clube num dos primeiros jogos que fez pelo Fulham e quase atingiu a meia centena de golos em cinco épocas ao serviço dos “cottagers”.

Muito apreciado em Inglaterra, foi abordado pelo Newcastle em Janeiro e a necessidade de atacantes em St. James Park pode levar Shepherd a cometer uma loucura neste defeso. Shearer, Chopra e Ameobi são as opções de ataque ao serviço de Souness, que quer também contratar o francês Nicolas Anelka, jogador que o Fenerbahçe comprou ao Manchester City em Janeiro deste ano.

Hugo Viana é que não faz parte dos planos do Newcastle, podendo rumar a Estugarda. Apesar da saída de Laurent Robert, a concorrência para o ex-Sporting continua forte.

Caso se concretize a compra de Boa Morte, Viana é excedentário para uma zona do miolo já preenchida pelo reforço Belozoglu Emre, o turco ex-Inter. O português nem sequer foi inscrito para a Taça Intertoto, o que pode indiciar a saída do Newcastle.

André Viana
Foto: 4thegame.com