Aquela que é considerada como a cantora mais extrema da música moderna, vem a Lisboa e Porto em Setembro.

A cantora norte-americana Diamanda Galás vem a Portugal nos dias 15 e 18 de Setembro para dois concertos, em Lisboa e Porto, respectivamente, informa o “site” da cantora.

Enquanto o espectáculo de Lisboa ainda não tem local confirmado, no Porto já se sabe que vai decorrer na Casa da Música e a performance vai ser “La Serpenta Canta”, nome do seu último álbum, no qual a cantora faz várias “covers” de músicas originais de artistas como Hank Williams, John Lee Hooker ou Screamin’ Jay Hawkins.

Diamanda Galás nasceu em 1955 em San Diego nos Estados Unidos da América, filha de um casal de gregos ortodoxos. A sua primeira performance foi no Festival de Avignon, em França, no ano de 1979.

Só em 1990 se começa a destacar com o álbum “Plague Mass”, uma missa para todos os seropositivos, luta que a cantora sempre levou muito a peito, já que viu muitos amigos e o seu irmão morrerem com o vírus da SIDA.

A sua música é caracterizada por um trabalho impressionante de voz, atingindo ora graves profundos, ora gritos agudos ensurdecedores.

Diamanda Galás é também conhecida pelas suas performances, verdadeiros espectáculos artísticos que vão além da música que se ouve em disco.

Tiago Dias
Foto: DR