Estreou quinta-feira o mais recente filme de Tim Burton. “Charlie e a Fábrica de Chocolate” conta a história do excêntrico milionário Willy Wonka, interpretado por Johnny Depp.

É a segunda adaptação ao cinema do clássico da literatura infantil escrito por Roald Dahl (1916-1990), publicado em 1964, depois do filme de 1971, dirigido por Mel Stuart.

Wonka decide abir um concurso à escala mundial. As cinco crianças que encontrem um “bilhete dourado” nos chocolates Wonka ganham uma visita guiada à sua bizarra fábrica de chocolate, um verdadeiro mundo de fantasia e imaginação.

Das cinco crianças, apenas uma – Charlie – não é detestável (não exageramos na adjectivação). Charlie é um menino que vive perto da fábrica numa pequena casa humilde com os pais e os avós. Os outros miúdos são a hipérbole das crianças mimadas que abundam nas sociedades ocidentais, “crianças horríveis” como definiu Burton recentemente.

É o quarto filme em que Depp colabora com Burton, depois de “Eduardo Mãos de Tesoura”, 1990, “Ed Wood”, 1994, e “Sleepy Hollow”, 1999. Curiosamente, Willy Wonka repesca elementos de outras personagens de Depp (como Eduardo Mãos de Tesoura e Ed Wood), enquanto parece retirar de Michael Jackson várias características. Burton não confirma, mas a pele pálida, a voz aguda e a megalomania da fábrica, pensada como um sonho de criança, evoca a “Neverland” de Jackson.

No elenco, estão também Helena Bonham Carter, David Kelly, Noah Taylor, Deep Roy (que dá vida a todos os Oompa Loompas, minúsculos e obedientes ajudantes da fábrica) e os jovens actores Freddie Highmore (“À Procura da Terra do Nunca”), Annasophia Robb, Jordan Fry, Julia Winter e Philip Wiegratz.

John August (“O Grande Peixe”) escreve o argumento e a música está, naturalmente, a cargo de Danny Elfman, colaborador de longa data do realizador.

No final do ano, Tim Burton regressará ao mundo da animação em stop-motion (que tão bons resultados deu em “O Estranho Mundo de Jack”) com “The Corpse Bride”. Johnny Depp e Helena Bonan Carter emprestam as suas vozes às personagens principais.

Léccio Rocha
Pedro Rios
Foto: DR