Luiz Felipe Scolari apresentou a equipa que vai defrontar o Egipto, no jogo particular de 17 de Agosto. Os jovens médios do Sporting Custódio e João Moutinho, habitualmente convocados para os sub-21, estreiam-se pela selecção A.

Scolari deixou de fora cinco habituais convocados: os médios Costinha, Maniche e Deco e os avançados Simão e Nuno Gomes.

Nuno Valente do FC Porto e Miguel, sem clube, depois da rescisão com o Benfica, também não foram convocados.

Scolari explicou a convocação de Custódio e João Moutinho para o “teste” frente ao Egipto. “É uma boa oportunidade para observá-los sem prejuízo de uma classificação para o Mundial. Foram agora chamados dentro da filosofia de um trabalho conjugado com a selecção de sub-21. Têm vindo a jogar muito bem no clube e vão agora ter condições para se integrarem na selecção principal”, justificou o técnico.

O seleccionador sublinhou que vai fazer nova convocatória no início de Setembro, para a dupla jornada de qualificação ao Mundial 2006 (a recepção ao Luxemburgo e a visita à Rússia).

Para “evitar problemas” com treinadores e clubes, Scolari assegurou que vai gerir o desgaste físico dos jogadores. “Vou fazer as seis substituições possíveis”, garantiu o brasileiro.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Quim (Benfica) e Ricardo (Sporting).

Defesas: Alex (Benfica), Fernando Meira (Estugarda/Ale), Jorge Andrade (Deportivo Corunha/Esp), Caneira (Valência/Esp), Paulo Ferreira (Chelsea/Ing) e Ricardo Carvalho (Chelsea/Ing).

Médios: Petit (Benfica), Custódio (Sporting), Hugo Viana (Newcastle/Ing), João Moutinho (Sporting) e Tiago (Chelsea/Ing).

Avançados: Cristiano Ronaldo (Manchester United/Ing), Hélder Postiga (FC Porto), Figo (Inter Milão/Ita), Pauleta (Paris Saint- Germain/Fra) e Ricardo Quaresma (FC Porto).

Pedro Rios
Foto: Frabizio Munisso