A selecção nacional só se pode queixar de si própria. A equipa de Scolari teve todas as condições e mais algumas para levar de vencida a congénere russa hoje no estádio Lokomotiv. No entanto, o resultado não passou do 0-0, adiando o apuramento português para a próxima jornada, no jogo contra o Liechtenstein, a 8 de Outubro – basta um empate, já que a Eslováquia empatou 1-1 na deslocação à Letónia.

A Rússia jogou com dez toda a segunda parte e um pouco da primeira, devido à expulsão do médio Alexei Smertin (Charlton) por acumulação de amarelos.

A equipa de Scolari dominou a partir dos 25 minutos, mas criou poucas oportunidades de golo, falhando sempre no momento de rematar à baliza.

Uma boa exibição de Ricardo evitou o pior, pois a selecção russa ainda criou algum perigo junto à baliza lusitana. Deco e João Moutinho foram as melhores unidades portuguesas, apesar deste último só ter jogado 10 minutos. Se o médio do Sporting tivesse entrado em campo mais cedo, talvez o resultado fosse outro.

Scolari satisfeito

No final do jogo, Luiz Felipe Scolari mostrou-se satisfeito com a exibição de Portugal.

“Portugal tentou ganhar o jogo, mas hoje não era o dia de acertarmos com a baliza – não sei se pelo campo, pela bola ou por imperícia nossa. Estamos a três pontos da classificação e com dois jogos em Portugal, por isso, no geral, o resultado foi bom”, referiu o seleccionador nacional na conferência de imprensa realizada após o encontro.

Scolari ainda falou da situação de Cristiano Ronaldo, que recebeu na última madrugada a notícia da morte do seu pai, e congratulou-se com a exibição do extremo do Manchester United.

“Essa situação influenciou positivamente o grupo, porque o Cristiano teve todo o apoio, principalmente dos colegas. É um momento importante na vida do Cristiano, mas entendeu que não podia fazer mais nada, senão jogar esta partida. Por isso, foi amparado e nós também sentimos como se tivéssemos perdido um ente querido. Juntos, partilhámos a dor de Cristiano Ronaldo”, afirmou.

Portugal segue na liderança do grupo 3 de apuramento para o Mundial 2006, com 24 pontos, mais cinco do que a Rússia e a Eslováquia (19), que hoje empatou (1-1) com a Letónia, em Riga.

David Pinto
Foto: AFP/Alexander Nemenov