Se as eleições presidenciais fossem hoje, Cavaco Silva venceria tanto na primeira como na segunda volta. O ex-primeiro ministro lidera as intenções de voto numa sondagem realizada pela Universidade Católica para o jornal “Público”, RTP e Antena 1.

O único candidato que ainda não formalizou a sua candidatura obteve 27% da intenção directa de voto dos inquiridos contra 15% de Mário Soares. Numa estimativa dos resultados eleitorais, Cavaco Silva obteria numa primeira volta 49% contra 32% do candidato socialista.

Francisco Louçã e Jerónimo de Sousa não ultrapassam 5% das intenções directas de voto, o que equivale a 11% e 7% na estimativa dos resultados eleitorais.

Assim fica no ar a hipótese de não ser necessária uma segunda volta para determinar quem será o próximo Presidente da República Portuguesa.

No entanto, se tal acontecer, o social-democrata aumenta ainda mais a vantagem sobre Mário Soares. A resposta dos inquiridos sobre o voto numa segunda volta entre o ex-primeiro-ministro e o ex-presidente deixa o socialista a uma distância considerável de Cavaco.

Segundo a sondagem, Cavaco venceria confortavelmente com 64% dos votos contra 36% de Soares. Os dados apontam para que o eleitorado que vota PCP e BE na primeira volta, vire à direita e vote em Cavaco Silva no confronto com Soares.

David Pinto
Foto: Arquivo JPN