“Se os adeptos sentirem que não sirvo vou-me embora”, afirmou o treinador do FC Porto, Co Adriaanse, dois dias depois da derrota em casa com o Artmedia Bratislava, por 3-2, na segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões.

Na conferência de imprensa de sexta-feira, em Vila Nova de Gaia, que antecipa o jogo de domingo, com o Marítimo, o técnico holandês reafirmou a filosofia de ataque tem incutido no clube e pediu paciência aos adeptos. Contudo, mostrou-se disponível para sair se os adeptos assim o quiserem.

“Se começaram a assobiar, a acenar lenços brancos, vou embora. São os adeptos que decidem. Se acharem que não sirvo, então a direcção cometeu um erro, porque sabiam como eu era quando me foram buscar. Se quiserem, vou-me embora e podem ir buscar outro, mais seguro, mais defensivo. Há muitos treinadores assim, a jogar com poucos avançados, e também conseguem bons resultados dessa forma”, disse.

Adriaanse considera que a equipa precisa de mais experiência. “Os únicos jogadores experientes que tenho são o Jorge Costa, que está lesionado, e o Vítor Baía. De resto, esta é uma equipa nova. É isso que nos falta, maior experiência, e essa só se ganha com o trabalho e os jogos. É, por isso, uma questão de tempo. Não vou mudar a equipa. Se mudar a equipa, mudo a minha filosofia, o meu estilo e, como tal, a minha forma de ser”, argumentou.

Para Adriaanse, as estatísticas comprovam que a estratégia atacante está a gerar muitas oportunidades de golo. Falta, segundo o técnico, “melhorar a finalização, a organização de jogo e a concentração em momentos importantes”.

Co Adriaanse mantém praticamente a mesma lista de convocados que foi delineada para o jogo com o Artmedia. O técnico holandês chamou apenas mais Ivanildo para o encontro com o Marítimo.

Lista de convocados:

Guarda-redes: Vítor Baía e Paulo Ribeiro
Defesas: Bosingwa, Bruno Alves, Pepe, Ricardo Costa, Marek Cech e César Peixoto
Médios: Lucho Gonzalez, Ibson, Paulo Assunção, Diego e Jorginho
Avançados: Alan, Hugo almeida, Lisandro Lopez, McCarthy, Quaresma e Ivanildo

Pedro Rios
Foto: UEFA