Com 11 anos de história e um de experiência com centros de dia (o primeiro abriu em 2004, em Lisboa), a CAIS – Associação de Solidarieadade Social sem fins lucrativos – inaugura quinta-feira o Centro do Porto.

Trata-se de “um centro comunitário diurno, que vai albergar actividades diversas”, explicou ao JPN a coordenadora do projecto CAIS Digital, Sara Pinto. O espaço vai permitir aos sem-abrigo “ocupar o tempo livre de forma útil, seja através da Informática ou de outras actividades”.

O primeiro projecto deste Centro chama-se CAIS Digital, e consiste num espaço comunitário de acesso a tecnologias de informação. Os cursos de formação têm a duração de 135 horas, com capacidade para oito formandos por curso.

O projecto resulta de parcerias que a CAIS estabeleceu com a Microsoft, com a JP Sá Couto (que cedeu gratuitamente o equipamento informático) e a Rumos Formação Outsourcing (que assegura o apoio pedagógico através da disponibilização de formadores).

“Valorizar as pessoas”

Com o CAIS Digital pretende-se “criar mais uma ferramenta que possa valorizar as pessoas, assim como ajudar a desenvolver a auto-estima, ganhar confiança e descobrir outros rumos”, explica a coordenadora do projecto.

O Centro, cujo espaço foi cedido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, inclui duas salas: uma para formação e outra para navegação livre na Internet, com seis postos de trabalho. Existe ainda uma Biblioteca.

Mais actividades em 2006

Sara Pinto revelou ao JPN que, a médio prazo, está também previsto o funcionamento de ateliês de pintura, escultura, teatro e música. Há ainda a intenção de criar ateliês profissionais, em que se pretende que aqueles que conhecem algum ofício transmitam a outros esse saber. No entanto, estes projectos estão dependentes das verbas disponíveis, e só deverão começar a funcionar em 2006.

Ana Correia Costa