A tempestade tropical “Vince” chega na madrugada de terça-feira a Portugal continental depois de se ter formado no domingo ao largo da costa dos Açores.

O meteorologista José Costa Teso explicou, segunda-feira, em conferência de imprensa, que “os efeitos da tempestade tropical só se vão sentir nas próximas 12 a 18 horas”, referindo que pelas 06h00 de terça-feira a tempestade “já estará numa fase dissipada”.

De acordo com o cientista do Instituto de Meteorologia, prevê-se que “o território continental, em especial as terras altas e o litoral, seja atingido por fortes chuvadas, rajadas de vento e trovoadas”. Espera-se que os ventos atinjam os 100 quilómetros por hora.

Prevê-se que a partir de quarta-feira as condições climatéricas melhorem. Apesar disso, está-se a aproximar uma frente fria que vai trazer até Portugal chuvas e ventos, que vão começar a dissipar-se quinta-feira.

Até lá, o Serviço Nacional de Bombeiros e Protecção Civil aconselhou, em comunicado, as pessoas a fecharem com segurança as janelas e portas e a redobrarem o cuidado com que circulam nas estradas, devido à possibilidade de formação de lençóis de água.

Tiago Dias
Foto: Weather.com