O sorteio da quarta eliminatória da Taça ditou que os grandes teriam como adversários três clubes da Liga de Honra. Assim, o Futebol Clube do Porto receberá o Marco no Estádio do Dragão, o Benfica defrontará o Leixões no Estádio do Bessa e o Varzim viajará até Alvalade XXI. Desengane-se quem pensa que esta eliminatória será um passeio para os três maiores clubes portugueses, porque os seus adversários têm atributos para os surpreender.

Treinada por Moura da Costa, a equipa de Marco de Canaveses deverá apresentar-se no Dragão no seu esquema habitual de 4x3x3, com os rápidos Matheus e Vieirinha nos extremos, a servir o ponta-de-lança argentino Gonzalo. A apoiar este trio de ataque estará uma das figuras desta edição da Liga de Honra, Thiago Pollieri, médio-ofensivo brasileiro, considerado na época transacta melhor jogador estrangeiro do campeonato da Bolívia.

De sublinhar que três pedras basilares da equipa marcoense, Pedro Ribeiro, Vieirinha e Gonzalo, vão jogar contra o clube ao qual estão ligados contratualmente.

Apoiado por uma massa associativa de fazer corar muitas equipas da Liga Portuguesa, o Leixões receberá o Benfica em casa emprestada. Será o Estádio do Bessa o palco onde os leixonenses deverão apresentar o seu onze habitual. Com uma defesa constituída por jogadores experientes como Nuno Amaro e Alexandre, e com Jorge Duarte e Malafaia a dar coesão ao meio campo, o clube de Matosinhos promete dar luta ao actual campeão nacional. Na frente, João Pedro e Jorge Gonçalves serão setas apontadas à baliza do jovem Rui Nereu.

A última vitória do Leixões frente ao Benfica teve o resultado de 1-0 e aconteceu há quase 30 anos, precisamente no Estádio do Bessa. Será que a equipa do Leixões vai conseguir repetir a proeza? A expectativa é grande por entre a massa associativa leixonense.

Varzim promete “autocarro” à frente da baliza

Horácio Gonçalves, treinador varzinista, não hesita em revelar a postura defensiva com que o Varzim se irá apresentar em Alvalade. Aproveitando uma expressão famosa de Mourinho, o técnico dos alvi-negros diz que vai “estacionar um autocarro em frente à baliza”.

Destaque para os dois jogadores varzinistas, Figueiredo e Mendonça, que recentemente se qualificaram para o Mundial através da selecção angolana. Dois elementos importantes da estratégia de Horácio Gonçalves, que conta ainda com a experiência de Emanuel e a velocidade de Costé para tentar surpreender o Sporting no Estádio Alvalade XXI.

Sérgio Pereira Cardoso
Ana Luísa Tavares
Patrícia Posse
Foto: FPF