O presidente executivo da Promotora de Informaciones (Prisa), Juan Luis Cebrian, afirmou hoje, quinta-feira, que espera completar a compra de 33% da Media Capital, proprietária da TVI, dentro de “dias”.

Em caso de concretização desta Oferta Pública de Aquisição (OPA), a Prisa passa a ser a maior accionista da Media Capital, ocupando os 33% que pertencem à Vertix SGPS, cujo presidente é Miguel Paes do Amaral.

A Media Capital tem, também, como accionistas a Bertelsmann alemã, a Fidelity Investments, a Berggruen Holdings, a Caixa Geral de Depósitos e a empresa de consultadoria JP Morgan Chase.

A transacção vai custar à Prisa 189 milhões de euros, mais 24% da Prisa Divisón Internacional, onde a Prisa concentra os seus investimentos em meios de comunicação internacionais.

Ontem, a Prisa lançou uma OPA “dirigida a um número de títulos representativo de 20% do capital social” da companhia de televisão SOGECABLE, segundo comunicado divulgado pelo grupo espanhol.

A SOGECABLE é dona do Canal+, o canal pago mais visto em Espanha, e está na corrida para obtenção de licenças para a televisão digital terreste.

Tiago Dias