Alda Carvalho toma posse como presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE) segunda-feira, numa cerimónia que será presidida por Pedro Silva Pereira, anuncia hoje, em comunicado, a Presidência do Conselho de Ministros.

A nova presidente do INE foi nomeada pelo Governo a 10 de Outubro e sucede a João Mata, que esteve no lugar desde Julho de 2003, não cumprindo o mandato de três anos.

A equipa de José Mata decidiu demitir-se por considerar que, “estando concluído o lançamento da restruturação do INE”, se abre agora “uma nova fase que exige um horizonte de programação alargado”, segundo um comunicado emitido então pelo Presidência do Conselho de Ministros.

O mandato do ex-presidente ficou marcado por algumas polémicas e divergências internas por parte de directores do instituto.

Alda Carvalho, economista de profissão, sai do cargo de directora-geral do Departamento de Prospectiva e Planeamento, do Ministério do Ambiente, onde esteve durante 11 anos.

Com ela tomam posse os novos vogais do INE, Pedro Dias, actualmente vogal do Conselho Directivo do Instituto de Informática e Estatística da Segurança Social, e Helena Cordeiro, assessora no Departamento de Prospectiva e Planeamento.

Luís André Florindo