A Universidade do Porto (UP) apresentou ontem publicamente a nova fase da Editora UP e as suas mais recentes publicações. A UP quer relançar o seu projecto editorial, que até ao início de 2005 só tinha publicado duas obras.

Durante o ano de 2005 foram publicados cinco novos títulos em várias áreas do conhecimento. Entre o fim do ano e o início de 2006, vão ser publicados mais três e há ainda sete livros em fase de apreciação.

O reitor da UP revelou que a ideia de a universidade ter uma editora própria já existia em 1992, quando era vice-reitor. José Novais Barbosa salientou que a editora não arrancou com mais força antes também porque cada faculdade tem capacidade editorial própria. “O facto de a nossa faculdade ter 14 faculdades é uma força, mas é também uma fraqueza quando nos propomos a pôr de pé uma editora”, admitiu.

O vice-reitor Ribeiro da Silva, director do selo editorial, espera que “a editora lance raízes e evolua, evidenciando a qualidade e pertinência das suas obras”.

Ribeiro da Silva afirmou que este novo arranque se deve “a ter sido contratado recentemente alguém a tempo inteiro para tratar da edição”. Sara Ponte, do Gabinete Editorial, confirmou ao JPN que são razões de ordem prática que estão na base desta nova fase. “A pessoa que estava responsável pela edição tinha outras funções”, esclareceu.

Luís André Florindo
Foto: DR